O quinto álbum da banda alemã marca o fim de uma
era. Sendo o ultimo trabalho de estúdio com o lendário guitarrista Uli Jon
Roth, o disco é um legado ao heavy metal, trazendo clássicos como We'll Burn
the Sky, He's a Woman She's a Man, Born to Touch Your Feelings e The Sails of
Charon. Lançado em 1977 o disco já trazia em algumas de suas músicas vários
elementos do neo clássico, mostrando porque Uli é um dos maiores e mais
influentes guitarristas de sua época, revolucionando para sempre o modo de se
tocar guitarra.
O disco abre com a pesada Steamrock Fever, composta
por Rudolf Schenker e Klaus Meine, uma das raríssimas músicas da banda que não
tem solo. Em seguida vem a balada We'll Burn the Sky, composta por Schenker e
por Monika Dannemann. Esta música é uma verdadeira declaração de amor que
Monika faz a Hendrix, com melodia e letra belíssimas, finalizada com um
incrível solo de Uli.
I've Got to Be Free é a terceira música do álbum,
composta por Roth, externa o anseio do
guitarrista em deixar a banda. Uli não vinha concordando com a direção musical
que a banda vinha tomando e, embora a banda viesse crescendo vertiginosamente,
fazendo várias turnês na Europa e Japão, e abrindo seus caminhos
para uma turnê
nos E.U.A, não era o que Uli queria artisticamente, esta música reflete
exatamente este sentimento, este anseio de tomar novos rumos artísticos.
O lado A do disco encerra com The Riot of Your
Time, uma música com pegada flamenca composta por Schenker e Meine. A letra faz
referência a Elvis Presley que falecera naquele ano, e como o mundo do rock and
roll continuará vivo mesmo sem o seu Rei.
The Sails of Charon abre o lado B, composição de
Uli Roth é uma obra prima do Metal. O solo de introdução desta música passou a
ser referência de muitos guitarristas que surgiram nos anos 80, sendo regravada
ainda por Malmsteen e Testament. Esta música é uma verdadeira aula de guitarra,
Roth demonstra toda sua técnica, unindo a um feeling apuradíssimo. Uma perfeita
simbiose entre técnica, harmonia, virtuosismo e sentimento. Algo que só poderia
ter vindo do Maestro Uli Jon Roth, o que seria copiado alguns anos depois por
um certo guitarrista sueco, Yngwie J. Malmsteen.
Your Light, outra composição de Roth, vem em
seguida. Com uma pegada mais “hendrixiliana”, aborda uma temática mais
espiritual, a qual o guitarrista seguiria em seus álbuns seguintes, após a sua
saída do Scorpions. Podemos destacar nela o belíssimo vocal de Klaus,
inconfundível na verdade, e os solos de Uli, sempre precisos, sabendo colocar
cada nota em seu devido lugar.
A terceira música do lado B é o hit He's a Woman
She's a Man, outra pancada do álbum. Além de ter Klaus e Rudolf como
compositores, ela também conta com a participação do baterista Herman Rarebell
como letrista. Tratando de transexualismo de forma bastante humorada, mas com
um riff bastante pesado, se tornou um dos grandes hits do disco, abrindo assim
as portas dos E.U.A para os alemães.
O encerramento do bolachão fica por conta da
belíssima, Born to Touch Your Feelings, uma declaração de amor à própria arte
de se fazer música. Composta por Schenker e Meine a letra fala de como a música
nasce, do seu propósito de comover as pessoas, o real objetivo da arte de
compor. Outra raríssima exceção por não ter um solo de guitarra, ao invés
disso, a música encerra com várias mulheres declamando a letra em várias
línguas (japonês, francês, inglês), chegando a um resultado muito bonito. Em
2013 os Scorpions regravaram esta música no DVD MTV Unplugged, dando uma roupagem
mais atualizada.
O disco também se destaca por marcar a estreia do
baterista Herman Rarebell e também pela polêmica com a capa. A capa do álbum
demonstra duas crianças brincando com armas num cemitério militar na França,
usando as lapides como abrigo de tiro, o que causou certa polêmica em alguns
países. A capa foi substituída nesses mesmos países por outra capa mais simples
e genérica com apenas fotos minúsculas dos membros da banda e o nome do álbum
no centro.
Considerado um dos melhores discos da banda, Taken
By Force foi responsável em fazer América abrir os olhos para os alemães, pois
teve uma ótima venda nos Estados Unidos, principal nicho mercadológico, e a
partir daí a banda começou a se ficar grande se tornando uma das maiores bandas
de Hard Rock da história.
Por Lúcio Amaral